Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Arroz: O rei dos hidratos

por Claradovo, em 15.09.14

 

 

O arroz é um alimento essencialmente energético, composto principalmente por amido, que fornece a energia necessária para a atividade física e fornece o combustível para o corpo funcionar. Um ponto importante no arroz é também o seu elevado teor de proteína, no entanto a quantidade de proteína não é grande para todos os tipos de arroz, menos ainda naquele que a maioria das pessoas consome (o arroz branco/polido). O arroz branco é branqueado e descascado a nível industrial, o que o faz perder o seu revestimento que, na verdade, é a porção mais saudável e nutritiva do arroz! É nesta porção que é deitada fora que se encontra a maior parte da proteína, das vitaminas (principalmente do complexo B), dos sais minerais (como o cálcio, o magnésio e o zinco) e das fibras. Este arroz é quase completamente composto por amido, fazendo com que possua um índice glicémico muito elevado, isto é, o amido que o constitui passa muito rapidamente a glicose no sangue. Isto faz com que estejamos sujeitos a um estado de hipoglicémia em pouco tempo (redução rápida de açúcar no sangue por ação da insulina), levando, assim, à sensação de fome logo de seguida! Com este artigo vou mostrar as alternativas mais saudáveis a este arroz, para que possas tirar o melhor proveito deste cereal tão apreciado!

 

Arroz integral- Não sofre refinação, conservando as fibras, vitaminas, sais minerais, ácidos gordos e proteínas do arroz (essencial especialmente para NÓS que praticamos exercício); tem baixo índice glicémico (prolonga a saciedade); deve ser demolhado antes de cozinhar.

 

Arroz selvagem/negro- é o menos calórico e o mais rico em nutrientes, nomeadamente em fibras e proteínas; tem ainda mais baixo índice glicémico que o arroz integral e deve ser demolhado antes de cozinhado tal como o anterior.

 

Arroz vaporizado- O arroz, ainda com casca, passa por um tratamento com vapor de água dentro de determinadas condições de pressão e temperatura. Durante este processamento os nutrientes da casca do arroz são transferidos para a parte interna dos grãos obtendo-se um arroz firme e dourado, sem grande perda de fibra, vitaminas e minerais durante a moagem. É uma boa opção para quem não gosta do arroz integral.

 

Arroz basmati- É refinado, branco, mas uma boa opção uma vez que tem menos quantidade de hidratos de carbono (amido) e um índice glicémico mais baixo. Possui um aroma particular, sendo ideal para quem gosta de variar sabores.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

"You can, you should, and if you're brave enough to start, you will" - Stephen King




Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D