Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Leite: Mitos e verdades

por Claradovo, em 25.09.14

 

Desde sempre o leite foi apelidado como um dos alimentos mais saudáveis e completos para o ser humano. A verdade é que muitos estudos têm demonstrado que o consumo de leite animal não é de todo saudável para adultos, podendo mesmo ser responsável por estimular o desenvolvimento de doenças coronárias, obesidade, diabetes, doenças autoimunes, osteoporose, etc. Assim sendo, problemas de saúde relacionados com a toma de leite vão muito além da intolerância à lactose que muitas pessoas manifestam, até porque, existem outras reações alérgicas ao leite que não se vêem propriamente, nomeadamente a nível intestinal (inchaço intestinal, prisão de ventre, refluxo).

 

Na verdade, o leite é um verdadeiro fenómeno cultural e industrial que se instalou por toda a parte. O mito do leite espalhou-se pelo mundo baseado na crença de que é rico em proteínas e cálcio e essencial para a saúde, especialmente dos ossos. E se eu vos dizer que este produto tem precisamente o efeito contrário sobre os nossos ossos?! Não só o corpo humano é incapaz de absorver o cálcio do leite de vaca mas também ficou já provado que o leite pode aumentar a perda de cálcio dos ossos... Irónico não?! Como todas as proteínas animais, o leite provoca acidez do pH no nosso organismo e, como tal, o organismo reage no sentido de corrigir esse aumento de acidez. O cálcio é um excelente neutralizador de acidez e, sendo os ossos o maior reservatório de cálcio do nosso corpo, este acaba por ser utilizado para este fim. Assim, o mesmo cálcio que os ossos necessitam para se manterem fortes e saudáveis é utilizado para neutralizar a acidez provocada pela toma de leite, sendo posteriormente eliminado na urina.

 

O leite é, de facto, muito importante para o desenvolvimento das crianças mas, quando utilizado em idade adulta, pode mesmo despoletar problemas graves de saúde. Como se não bastasse, as vacas são muitas vezes suplementadas com hormonas para que possam produzir leite continuamente e tudo isso chega até ao nosso organismo o que pode provocar ainda mais desregulação quer a nível hormonal quer a nível metabólico.

 

Resta referir que existem alimentos já processados e que possuem menor grau de acidez, como por exemplo os iogurtes e, estes sim, são recomendáveis e apresentam francos benefícios para a saúde. Para quem desde sempre foi habituado a tomar leite e se até então não sentiu indisposição ou prisão de ventre não necessita de elimina-lo da sua alimentação, no entanto, deve moderar a sua ingestão. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

"You can, you should, and if you're brave enough to start, you will" - Stephen King




Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D