Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





O equipamento certo para o treino certo!

por Claradovo, em 24.08.14

 

O equipamento que escolhemos para a prática de qualquer tipo de desporto é essencial quer para o desempenho quer para a nossa saúde, além de evitar lesões o que faz toda a diferença. Alguns tecidos ajudam os atletas ou mesmo amadores (como eu) a melhorar a performance, possibilitando, por exemplo, a secagem rápida do suor; maior compressão e capacidade para diminuir a fadiga muscular (que em natação são parâmetros fundamentais).

 

Existem algumas “regras” que são fundamentais para um treino de qualidade no que toca ao equipamento:

  • Roupas confortáveis para execução e amplitude dos movimentos;
  • Optar por tecidos o mais naturais possível, pois os tecidos sintéticos podem, em alguns casos desencadear reações alérgicas para além de serem pouco transpiráveis. O algodão, apesar de mais natural não é das melhores opções (a não ser para a roupa interior), uma vez que é um pouco pesado e “prende” o suor;
  • Fundamental para as mulheres é a utilização de um soutien de desporto e um top de suporte (se necessário) para diminuir o impacto dos exercícios ao nível do peito e evitando assim lesões graves.
  • Nas estações frias, a utilização de roupas confortáveis que mantenham o corpo aquecido, principalmente no que toca a exercícios exteriores, são essenciais para um treino de qualidade.

 

Outro aspeto muito importante é a escolha adequada do calçado. Para a prática de musculação é óbvio que não precisa de uns ténis para amortecer o impacto, mas falando de caminhadas e corridas, por exemplo, a conversa já é outra! Nas lojas de desporto encontra calçado adequado para cada modalidade . Uma dica para a corrida: escolha ténis com uma sola consideravelmente mais alta, que amorteça bem o impacto, isto é, que seja flexível e não muito “rija”.

Para os praticantes de musculação e CrossFit, por exemplo, as luvas são essenciais em alguns exercícios, pois impedem o aparecimento de calos nas mãos e tornam os exercícios mais confortáveis, o que, por sua vez, leva à concretização dos exercícios com mais eficácia.

 

Só mais uma coisa... usar roupas escuras e pesadas para emagrecer é MITO!

O importante é sentir-se confortável e de certeza que o treino vai trazer resultados!   

Autoria e outros dados (tags, etc)

"You can, you should, and if you're brave enough to start, you will" - Stephen King




Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D