Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Queres AUMENTAR de peso e não consegues?

por Claradovo, em 13.09.14

 

Existem os que ao mínimo descuido engordam, os que causam inveja aos amigos porque ao fim de um mês de ginásio já se nota e há aqueles magriiiinhos que comem este mundo e o outro, fazem trinta por uma linha e tudo fica na mesma! Este artigo é especialmente dedicado a vocês que querem aumentar de peso!

 

Não é fácil... ninguém disse que o era. Mas com algum esforço e disciplina consegue-se! Agora toda a gente fala em perder peso e manter-se “elegante”. A verdade é que, apesar de a maioria das pessoas acharem o contrário, é bem mais difícil ganhar do que perder! Quando falo em ganhar peso não falo em engordar, precisamente porque não se trata nem de perto nem de longe da mesma coisa. Ganhar peso pressupõe ganhar massa muscular, razão pela qual no primeiro mês de ginásio, normalmente mesmo quem pretende perder peso, acaba por ganhar. Por outro lado, “engordar” (palavra feia) está relacionado com a palavra GORDURA e ganhá-la certamente que não é objetivo para ninguém! Assim, aqui pretendo deixar algumas dicas de como ganhar uns quilinhos de forma saudável!

 

O ideal será consultar inicialmente um médico ou nutricionista e iniciar um plano de treinos concebido especialmente para ti por um personal trainer. Se não tens essa possibilidade ou queres fazer tudo isto por ti mesmo e sem ajuda não entres em “dietas malucas”  vistas num desses sítios que encontraste na internet ditas milagrosas! Aceita estas dicas, expões as tuas dúvidas e tem muita força de vontade!

 

1º Não é apenas aumentando o aporte de alimentos que vais conseguir aumentar de peso, quanto muito vais aumentar a gordura da zona abdominal e noutras zonas indesejadas!

 

2º O aporte calórico deve ser aumentado mas sempre de forma controlada, isto é, prefere hidratos de carbono de baixo índice glicémico (arroz integral, aveia, sementes...) antes dos treinos como fonte de energia e opta por uma alimentação mais rica em proteínas pois é esse o combustível para te fazer aumentar a massa muscular- muita Clara d’Ovo!!! Não te podes esquecer de maneira nenhuma dos legumes e das frutas pois são estes que te fornecem grande parte das vitaminas e sais minerais indispensáveis para muitas funções do teu organismo, inclusive, a nível muscular! Evita café, chá preto ou verde, tabaco e outros produtos que fazem acelerar ainda mais o teu metabolismo. Contempla os peixes gordos, feijão, ervilha, frutos secos e superalimentos como a quinoa na tua alimentação. Ah... E esquece a fast-food -.-

 

3º Suplementos? Não entres por aí... Pelo menos por enquanto! Uma vez ouvi numa “Dica do Salgueiro” que “tens que merecer o direito a suplementar-te”, isto é, só deves tomar suplementos quando o que ingeres na alimentação não é o suficiente para suprir as tuas necessidades a nível físico. Apenas tens o DIREITO a tomar suplementos, nomeadamente proteicos, se treinas com VERDADEIRA regularidade! Para já, e para ti que estás a começar, é melhor contentares-te com o que comes. Confia.

 

4º A tua dificuldade em aumentar de peso deve-se ao facto de teres um metabolismo muito rápido, isto significa que rapidamente “queimas” o que comes daí precisares de maior aporte calórico do que a maioria das pessoas. Com este metabolismo o teu corpo precisa de nutrientes a cada 2,5/3horas, o que pressupõe cerca de 6 refeições ao dia.

 

5º No treino prefere exercícios de musculação em relação aos de cardio (corrida, bicicleta, remos), pois estes “queimam” as calorias mais rapidamente, enquanto que os primeiros permitem trabalhares os músculos de forma mais individualizada.

 

6º se já treinas há algum tempo, com regularidade e intensidade, aí sim, podes optar por um suplemento proteico seguindo as doses dos rótulos (idealmente pós treino) isto se, claro, o que comes não é suficiente para os teus objetivos!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

"You can, you should, and if you're brave enough to start, you will" - Stephen King




Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D