Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Sementes, bagas e superalimentos

por Claradovo, em 16.09.14

 

 

 

São as sementes que fazem germinar as plantas e, como tal, são extremamente ricas em nutrientes e muito energéticas para que algo tão pequeno consiga originar uma planta completa. São excelentes fontes de proteínas, fibra, minerais, ácidos gordos essenciais e vitaminas. Possuem também, muitas delas, propriedades anti-inflamatórias, regeneradoras e antioxidantes. Melhor que as sementes em antioxidantes são ainda as bagas as quais têm uma potente ação na neutralização dos radicais livres. Devido aos seus extraordinários efeitos na saúde e ao seu elevado teor em fitonutrientes, muitos destes alimentos são chamados de “superalimentos” e a sua incorporação na alimentação melhora, de um modo geral a saúde física. Os superalimentos são uma óptima opção para todos aqueles que praticam um estilo de vida saudável e querem preservar a saúde e prevenir a doença.

 

SEMENTES

 

Chia- As sementes de chia são a maior fonte do planeta em ácidos gordos essenciais ómega 3, cruciais para um cérebro e coração saudáveis. São ricas em fibra, facilitam o trânsito intestinal, são ricas em proteínas e facilitam a perda de peso ao promoverem a saciedade.

 

Quinoa- A Quinoa é um cereal com todos os aminoácidos essenciais (rica em proteína) e diversas vitaminas e minerais (zinco, potássio, zinco, fósforo e magnésio), o que a torna ideal para desportistas e não só. O facto de conter hidratos de carbono de absorção lenta e um teor de fibra que prolonga a sensação de saciedade, torna a Quinoa um óptimo alimento em dietas de perda de peso.

 

Linhaça- É um alimento rico em fibras, proteínas e ácidos gordos polinsaturados, como os ómegas 3 e 6, que promovem uma alimentação equilibrada. As sementes de linhaça, pelos nutrientes que contêm, são um complemento fundamental da alimentação diária, principalmente em casos de problemas cardiovasculares e prisão de ventre. 

 

Papoila- As sementes de papoila são sementes muitas vezes usadas como calmante para controlar a ansiedade, ricas em ómega 3, com alto teor de fibra e proteína.

 

Sésamo- As sementes de sésamo são um complemento fundamental da alimentação diária pelo seu teor em fibra, minerais (cálcio, zinco, ferro), vitaminas do complexo B e outros nutrientes que contribuem para melhorar o funcionamento do organismo.

 

Girassol- Sementes muito nutritivas e saciantes, ricas em fibras e proteínas.

 

Cânhamo- são uma fonte de proteína de alta performance: inclui todos os aminoácidos essenciais e é facilmente digerível e assimilável pelo corpo. É excelente para desportistas e vegans e tem uma ação anti-stress.

 

BAGAS

 

Goji- É um dos frutos mais ricos em nutrientes, com 18 aminoácidos, 21 minerais e diversas vitaminas. Apresenta um forte poder antioxidante com diversos benefícios para a saúde: retarda o envelhecimento, fortalece o sistema imunitário, mantém o sistema nervoso saudável, alivia a dor em casos de problemas articulares, ajuda a reduzir o colesterol.

 

Cranberry- O Cranberry, ou Arando Vermelho, é uma baga rica em vitaminas C e K, fibras, manganês e diversos compostos com acção antioxidante e anti-inflamatória.

 

Açaí- Possui altos teores de potássio, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E e é um potente antioxidante.

Autoria e outros dados (tags, etc)

"You can, you should, and if you're brave enough to start, you will" - Stephen King




Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D