Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ultimamente ouve-se falar muito em batidos detox, mas será que a maioria das pessoas faz exactamente ideia do que são e para que servem?
Pois bem, quando dizemos a abreviatura “detox” estamo-nos a referir à palavra desintoxicação, popularmente designada como uma “limpeza do organismo”. Estes sumos são uma combinação fácil de vários alimentos (frutas, verduras, sementes, raízes e legumes) especialmente escolhidos por serem ricos em fibras, vitaminas e minerais e por possuírem propriedades antioxidantes e desintoxicantes, as quais vão auxiliar ao melhor funcionamento do organismo.
Contudo, com tantas formas que existem para incluir estes alimentos na nossa alimentação, nomeadamente os legumes, para quê fazer um sumo com eles??
A verdade é que ao confecionarmos os alimentos estes perdem muitos dos nutrientes e propriedades que possuem, nomeadamente as acima descritas, daí a incorporação destes alimentos crus nos batidos ter uma importância nutricional redobrada.
A desintoxicação, ou limpeza, é um processo que requer fluidos ricos em propriedades desintoxicantes a circularem pelo corpo, de modo a que os órgãos responsáveis por estas funções, como o fígado, possam cumprir o seu trabalho de forma mais fácil, sem serem sobrecarregados.
Mas serão estes batidos tão bons para a saúde que possam substituir refeições??
Os sumos detox não são prejudiciais, a menos que tenha intolerância a algum ingrediente específico ou tenha alguma condição especial de saúde. Mesmo assim, é de notar que tudo o que ingerimos em excesso pode ser “tóxico” para o nosso organismo, devendo o consumo destes sumos ser moderado. Apesar do seu alto valor nutritivo, os sumos detox não devem substituir as refeições e é importante que o exercício físico e uma alimentação rica e equilibrada continuem como prioridade. Estes sumos devem apenas ser utilizados enquanto complemento de uma dieta saudável e equilibrada.
Quais os melhores ingredientes a usar?
Abacate, aipo, couve, espinafres, hortelã, pepino, spirulina, frutos vermelhos, tomate, bagas de goji, cenoura, laranja, linhaça, chia, abacaxi, limão, maçã, coco, gengibre e maçã são alguns dos alimentos mais utilizados para a confeção de batidos detox graças ao seu alto valor nutricional e desintoxicante, podendo estes ser misturados com outros para tornar o sabor mais agradável.
Como gosto sempre de abordar matéria de atividade física, aqui fica a receita de um bom batido detox energizante para antes de um treino:
1/2 Manga, 1/2 Banana, 100 ml bebida de aveia, 1 quadrado de chocolate preto (70-76% de pureza), 2 a 3 avelãs, 1 colher de sopa de farelo de trigo (ou flocos de aveia integral).